Nova Laranjeiras realizou a 12ª conferencia Municipal de Saúde nesta sexta feira

A 12ª Conferência (extraordinária) Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras e a Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu na tarde desta sexta feira 12 de abril de 2019, no centro do idoso de Nova Laranjeiras.
Nesta edição, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Realizada a cada quatro anos, a Conferência extraordinária reuniu representantes de vários segmentos sociais além de trabalhadores e colaboradores da Secretaria de Saúde do Município.
O evento Propiciou espaço para ampla participação e representação da sociedade além consolidar a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger novos delegados que representarão o Município de Nova Laranjeiras.

A 12ª Conferencia Municipal de Saúde foi Presidida pela Psicóloga Edina Fávero, e teve como palestrante a Apoiadora de Cosems, Keullin Oliboni, contando com a participação de representantes públicos, a represente da 5ª regional de Saúde Lisiana Savaris, também o Diretor da ASSISCOP, James Guido Xavier, o Diretor do Conselho Municipal de Saúde Valdecir Valick , secretários e Vereadores, garantindo e fomentando a participação da população.
Em sua Fala na solenidade de abertura a Secretária de Saúde do Município de Nova Laranjeiras Eroilda Alves de Oliveira, agradeceu a presença de todos e comentou sobre a preocupação da Administração Municipal com a saúde da população, e terminou agradecendo o apoio que a secretária recebe do Prefeito José Lineu Gomes e de toda a Administração.
O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.

12/04/2019