Este sábado 04 de maio , é o dia D de vacinação contra a gripe em Nova Laranjeiras e em todo o Brasil

Locais de vacinação em Nova Laranjeiras : ESF Sede , ESF Rio Guarani , ESF Rio da Prata ,ESF Xagu

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza vai até 31 de maio, porém este sábado, dia 04 , é o grande dia de mobilização nacional.
Em Nova Laranjeiras , cinco unidades irão funcionar das 8h às 17h vacinando a população, público alvo da campanha.
Equipes da ESF Sede, ESF Rio Guarani, ESF Rio Bananas , Xagu ,  Rio da Prata ,   estarão de plantão para atender a demanda.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Laranjeiras , 95% do Publico alvo do Município de Nova Laranjeiras , deverá ser vacinada até o final da campanha, para isso, a Secretaria de Saúde ,vem fazendo a aplicação da vacina em todos os postos de Saúde do Município , garantindo assim o acesso ao publico alvo da vacina.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Eroilda Alves de Oliveira (Roi) , o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população .

Fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

DIA D VACINAÇÃO - Locais de vacinação em Nova Laranjeiras : ESF Sede , ESF Rio Guarani , ESF Rio Bananas, ESF Rio da Prata ,ESF Xagu .

Sintomas da gripe

Os sintomas da gripe são agudos, ou seja, surgem de repente. A pessoa começa a se sentir mal, logo vem a dor de garganta, muita dor no corpo, febre alta prolongada e tosse. Muitos sintomas da gripe são semelhantes ao do resfriado, que também causa tosse e coriza, apesar do paciente não ficar tão prostrado e às vezes nem apresentar febre. Em alguns casos, a infecção pelo vírus influenza pode evoluir para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que o paciente apresenta sintomas gripais associados a uma forte dificuldade de respirar.

Para não haver dúvida nem correr risco, é importante buscar atendimento médico mesmo se os sintomas forem mais brandos. O médico é quem poderá, de forma segura, fazer o diagnóstico e determinar o tratamento.

Há situações em que pessoas relatam terem ficado gripadas depois de tomarem a vacina influenza, mas a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações explica que a vacina é composta de vírus inativado (morto e fragmentado), portanto, não provoca a doença. Pode acontecer, no entanto, de a pessoa ter tido contato com o vírus influenza poucos dias antes de ser vacinada ou antes de o corpo ter produzido a imunidade, por isso a doença se desenvolve no organismo mesmo com a aplicação da vacina.

- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Gestantes;

- Puérperas (até 45 dias após o parto);

- Trabalhadores da saúde;

- Professores das escolas públicas e privadas;

- Povos indígenas;

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade;

- Funcionários do sistema prisional.

03/05/2019