ETAPA MAIS LONGA E IMPORTANTE DA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS

Confira as fotos

O Ensino Fundamental Anos Iniciais e finais uma etapa muito importante na vida escolar do estudante. Além de ser a mais longa, é quando a criança passa pelas principais transformações na sua vida, em especial a passagem da infância para a adolescência. Existe um desafio histórico que ainda hoje precisa se trabalhar bem: a transição do Ensino Fundamental Anos Inicias e Finais

Essa transição é complicada ao envolver uma série de mudanças na estrutura curricular, no perfil de professores e com os próprios alunos.
Primeiro, é preciso salientar que, apesar dos desafios, essa transição não é um problema para a escola, que precisa de resolução a qualquer custo, mas sim uma transição que deve ter como preceito uma oportunidade para ajudar os alunos a compreenderem suas novas responsabilidades e deveres e avançarem para uma nova fase de suas vidas.
Para passar da transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental com tranquilidade, é imprescindível que se tenha um esforço conjunto de todos no ambiente escolar. Essa ação inclui professores, servidores, coordenadores e diretores.
E como preparar os estudantes para que a transição seja tranquila?
A Equipe Diretiva da Escola Ely, juntamente com a Equipe diretiva do Colégio Rui Barbosa apresentou para os alunos do 5º ano, o Colégio Estadual Rui Barbosa toda sua estrutura física:
1. Salas;
2. Cantinas;
3. Banheiros;
4. Laboratórios e outros espaços que eles venham a estar com mais frequência nos anos seguintes.
Também os gestores do CERB conversaram com os estudantes sobre o funcionamento dos horários do CERB, organização curricular os novos professores no ano seguinte. Foi também realizado durante o ano uma oficina onde os alunos do Colégio treinavam os alunos de 5º anos. Nessa ocasião, os professores dos anos finais aproveitar para apresentar seu modo de trabalho e outros pontos.
Assim, eles ajudam os alunos a diminuírem a ansiedade do primeiro dia de aula no ano seguinte.
Durante o ano letivo de 2023 foi conversado com os pais e ou responsáveis para estarem apoiando seus filhos nesta etapa tão importante, e axiliando-os com os horários e cronograma das atividades avaliativas. A Escola Ely organizou uma grade curricular e horários das aulas para melhor adaptar as crianças, realizados várias avaliações com gabaritos, para os estudantes irem se adaptando durante o ano e usando metodologias ativas para melhor preparar estes alunos.

18/12/2023

Mais Fotos