Programa aprender valor é sucesso nas escolas municipais

confira a notícia

Programa APRENDER VALOR

Escolas da Rede Municipal de Nova Laranjeiras desempenham com sucesso atividades propostas pelo Programa Aprender Valor, o qual prevê o estimulo ao desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes, englobando as turmas do 1° ao 5° ano, totalizando aproximadamente 565 alunos.

Tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. Levar o tema para dentro das salas de aula se alinha à demanda contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível básico.
De modo que crianças e adolescentes construam uma melhor relação entre seus desejos e necessidades de uma lado e os recursos financeiros que dispõem de outro. Para que cheguem vida adulta mais preparados para lidar com seu dinheiro, por isso é importante que desenvolvam desde cedo competências e habilidades de educação financeira. Buscando levar os estudantes a refletirem sobre o que realmente tem valor em suas vidas, por isso o nome aprender valor.

Todos nos podemos aprender usar melhor nossos recursos financeiros e colher os frutos desse aprendizado. A falta de planejamento, os baixos níveis de poupança e o endividamento afetam a qualidade de vida o convívio familiar e social e ate a saúde pode ficar comprometida, por isso é tão importante cuidar de nossas crianças hoje para que as gerações futuras sejam mais conscientes com a forma de lidar com o dinheiro, a escola também tem esse compromisso e essa responsabilidade.

Por isso, não basta apenas se planejar pensando em como vamos gastar o nosso dinheiro no presente, mas também em como vamos empregar os recursos que ganhamos hoje ao longo do tempo. Se quisermos ter tranquilidade financeira, é importante planejar o uso dos nossos recursos buscando equilibrar o atendimento das nossas necessidades e desejos presentes e futuros.

Texto: Secretaria Municipal de Educação
29/10/2021