NOTA DE ESCLARECIMENTO

NA ÍNTEGRA

A Secretária de Saúde de Nova Laranjeiras vem, por meio desta, esclarecer sobre fatos expostos nas redes sociais referentes ao atendimento médico realizado no antigo Pronto Atendimento Severino da Rosa, na madrugada de 07 de novembro de 2021.

De início é necessário esclarecer que ofender, humilhar, causar vexame e menosprezar o funcionário público em razão de suas funções ou no exercício delas é crime tipificado no Código Penal.

Assim, na madrugada do dia 07 de novembro de 2021, às 2h22min da madrugada, houve uma invasão pelos fundos da unidade, por pessoa não autorizada, que se dirigiu à sala de descanso do plantonista, adentrando ao local, realizando gravação não autorizada de áudio e vídeo.

No momento da invasão não havia um único paciente aguardando atendimento e o médico de plantão, já há 24 horas, estava em seu momento de descanso, que lhe é garantido por Lei.

O fato aconteceu mais uma vez, quando o mesmo invasor, em outra noite, adentrou novamente sem autorização no local, dirigindo-se até a sala de descanso do médico e, quando não o encontrou, passou a procurá-lo pelo prédio, inclusive interrompendo um atendimento que estava sendo realizado, causando constrangimento e expondo desnecessariamente o paciente que naquele momento estava sendo atendido.

Além disso, em plena pandemia, período no qual há dificuldade de encontrar profissionais de saúde para laborar no Município, o invasor está fazendo pressão psicológica aos profissionais que lá trabalham, inclusive ligando para as empresas prestadoras de serviços afirmando que, a qualquer deslize, irá divulgá-lo na mídia e, por tais razões, as empresas, através de seus representantes, estão se sentindo coagidas e buscando a rescisão dos contratos.

Por tais razões, corre-se o risco de o Município, ante as atitudes irresponsáveis e constrangedoras, ficar sem médicos para atendimento a todos os cidadãos.

Por outro lado, o Município de Nova Laranjeiras, através de seus representantes legais, tomará as medidas cabíveis, pois já registrou a ocorrência junto ao Departamento de Polícia, bem como está atuando perante as empresas para a continuidade da prestação dos serviços médicos.

Importante destacar que, sempre que chega um paciente ao local, este é imediatamente atendido, sendo que a Administração Municipal faz o possível para trazer bons profissionais para atendimento à população e sempre tomará todas as medidas possíveis para assegurar que os pacientes e os profissionais não sejam expostos de forma irresponsável.

Por fim, é certo que a Administração Municipal não mede esforços em buscar o atendimento de excelência aos munícipes, com profissionais qualificados e atenciosos, bem como garantir aos trabalhadores condições dignas para exercer suas funções, com a responsabilização de quem afrontar a Lei.

Att.

16/11/2021