Notícias

Janeiro ROXO - Mês de conscientização e combate à hanseníase

Mancha com perda de sensibilidade pode ser hanseníase, procure uma unidade de saúde

HANSENÍASE QUANTO MAIS CEDO TRATAR, MELHOR! 

A doença pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. Ataca nervos, pele, e órgãos. Os principais sintomas são manchas com perda ou alteração de sensibilidade que não doem, não coçam, não suam. Também podem surgir problemas nos olhos, feridas no nariz, fisgadas, fraqueza ou dores nas articulações. 

Os sintomas podem demorar anos a aparecer, por isso é comum a doença passar despercebida enquanto os nervos estão sendo atingidos, causando lesões e incapacidades em mãos, pés, face e órgãos internos. 

Ao iniciar o tratamento a pessoa deixa de transmitir a doença, mas é necessário tomar todas as doses para alcançar a cura e impedir que o problema volte. O tratamento é feito através de comprimidos, fornecidos gratuitamente na unidade de saúde e quanto mais cedo for iniciado, menor a chance de sequelas. 

A pessoa em tratamento pode conviver com a família, os amigos, continuar trabalhando e levar uma vida normal. Para se previnir é importante saber sobre a doença, estar atento e procurar o serviço de saúde assim que perceber algum sinal, por isso espalhe essas informações para quem não sabe. 

informações e texto secretaria de saúde do estado. 

Arquivo em PDF

03/01/2023